Processo Seletivo 2019-2

Mestrado e Doutorado: de 01/07/2019 a 29/07/2019.

Edital

Confira o edital completo do processo de seleção de novos alunos para o Curso de Pós-Graduação em Matemática (Mestrado e Doutorado).

Documentos Necessários

O candidato aos Cursos de Mestrado e Doutorado da Pós-Graduação deve se inscrever pelo formulário de inscrição online: Mestrado ou Doutorado e anexar os documentos requeridos no formulário: foto pessoal, históricos de graduação (em um arquivo único PDF) e históricos de mestrado (para candidatos ao doutorado, em um arquivo único PDF).

Caso o aluno tenha feito a prova "Extramuros" 2018 e queira incluir o seu resultado na sua avaliação deve indicar isso no formulário e incluir (no campo apropriado) o seu número de identificação do exame.

Os recomendantes indicados pelo candidato no formulário de inscrição serão contatados diretamente pelo programa.

Posteriormente, se aceitos, candidatos para o Programa de Mestrado ou Doutorado deverão apresentar na matrícula identidade (ou passaporte), CPF e diploma de curso superior registrado, obtido em instituição reconhecida. Os candidatos aceitos graduados no exterior, deverão ter seu histórico escolar e cópia do diploma autenticados por autoridade consular brasileira no seu país de origem.

Processo de Admissão

A comissão de seleção avaliará e classificará os candidatos dentro do número de vagas previsto na forma descrita no edital. A critério da comissão, a admissão ao Doutorado ou ao Mestrado poderá ser condicionada a um bom desempenho em disciplina(s) de nivelamento. A comissão poderá requerer entrevista aos candidatos tanto ao Mestrado como ao Doutorado.

Observações:

1. Nivelamento: as atividades de nivelamento constarão de disciplinas definidas pela comissão de seleção e destinadas ao melhor aproveitamento posterior do curso.

2. Transferência: o candidato poderá solicitar inscrição por transferência de outro curso stricto sensu, credenciado pelos órgãos federais, podendo ter reconhecido, no máximo, um terço do número total de créditos exigidos pelo programa.

3. Inscrição Avulsa: é aceita inscrição avulsa no curso. Neste caso, a admissão do candidato dependerá de existência de vagas e de deliberação do Colegiado do Curso.

4. Os candidatos selecionados estarão cientes de que, ao final do curso, a dissertação ou a tese será disponibilizada nas páginas do Programa e da CAPES e no repositório institucional da UFF.

Orientação

Todo aluno devidamente matriculado terá um professor orientador designado pela coordenação do curso. Cabe ao orientador acompanhar o desempenho acadêmico do aluno bem como aprovar o seu programa de estudos no início de cada período.

Inscrição e trancamento de matrícula

O aluno matriculado no Curso deverá solicitar, nas épocas indicadas pela Coordenação, inscrição em disciplinas ou atividades, apresentando, na oportunidade, o respectivo plano semestral de estudos, devidamente aprovado pelo seu orientador.

O trancamento de matrícula poderá ser efetuado por 1(um) período letivo. O aluno terá sua matrícula cancelada quando:

1. esgotar o prazo máximo, fixado no respectivo currículo, para a conclusão do Curso;

2. for reprovado 2 (duas) vezes em um exame sobre mesmo conteúdo ou 3 (três) vezes em exames de conteúdos distintos.

3. não obtiver o rendimento mínimo, como determinado pelo Colegiado do Curso.