Aproximação de difusão e primeira ordem do efeito da seleção sobre a probabilidade de fixação para uma população com estrutura etária - Aplicação em um jogo de bens públicos

Speaker: Cíntia Soares, Pós-doc UFF.

Date: 18 nov 2019, 14h.

Place: Room 407, Bloco H, Campus Gragoatá, UFF.

Abstract: Determinaremos a validade de uma aproximação de difusão para as frequências de diferentes tipos de indivíduos em uma população finita no limite quando o tamanho populacional tende ao infinito. Os tipos se distinguem pelas diferenças nas probabilidades de sobrevivência e de reprodução. Essas probabilidades também dependem da idade do indivíduo. A mutação de um tipo para outro na reprodução também pode ser considerada. Em seguida, deduziremos a primeira ordem do efeito da seleção sobre a probabilidade de fixação de um mutante, aplicando um método de perturbação do processo genealógico do modelo neutro.

Com a seleção dependente da frequência na forma de um jogo de bens públicos, a probabilidade de fixação de um mutante depende das estratégias públicas e individuais de alocação de recursos. Nesse caso, os resultados mostram que a seleção fraca pode favorecer a evolução da cooperação se os cooperadores alocarem mais recursos para reprodução do que para a sobrevivência em relação aos não cooperadores.

 

Grafos com sinal e aplicações: análise de equilíbrio de carteiras de ações

Speaker: Renata R. Del-Vecchio, UFF.

Date: 09 oct 2019, 14h.

Place: Room 407, Bloco H, Campus Gragoatá, UFF.

Abstract: Grafos com sinais são grafos com arestas positivas e negativas, utilizadas para representar “afinidade” ou “antagonismo” entre os agentes. Essa representação é de grande utilidade para analisar redes sociais, por exemplo, mas também tem importantes aplicações em física, genética e outras áreas.

Vamos apresentar a noção de equilíbrio nos grafos com sinal e ver como autovalores de matrizes associadas a esses grafos podem caracterizar grafos com sinal equilibrados. Aplicaremos estes conceitos à análise de ações que compõe o IBOVESPA.

 

Dou-lhe uma, dou-lhe duas... vendido para aquele robô!

Speaker: Moacyr Alvim Horta Barbosa da Silva, EMAp-FGV.

Date: 04 sep 2019, 14h (novo horário!)

Place: Room 407, Bloco H, Campus Gragoatá, UFF.

Abstract: Vamos examinar inicialmente leilões com regras simples e mostrar o que a teoria dos jogos prediz para o comportamento dos participantes nestes casos. Depois vamos apontar como técnicas de aprendizagem de máquina, especificamente técnicas de "aprendizagem por reforço", podem nos dizer sobre o comportamento dos agentes e comparar com os resultados teóricos.