Monopólos

Speaker: Gonçalo Oliveira, UFF.

Date: 20 sep 2019, 16h.

Place: Room 407, Bloco H, Campus Gragoatá, UFF.

Abstract: Monopólos são soluções de uma versão não linear das equações descrevendo um campo electromagnético. Explicarei as ideias por trás da minha construção de soluções para tais equações. Em grande parte, o meu método é inspirado pelo trabalho anterior do Clifford Taubes em 1980.

Sobre a (in)dependência dos axiomas de Peano para os números naturais

Speaker: Petrucio Viana, UFF.

Date: 12 jul 2019, 14h.

Place: Room 401, Bloco H, Campus Gragoatá, UFF.

Abstract: Investigamos duas noções de independência - independência (usual) e independência completa - aplicadas aos famosos axiomas de Peano para a sequência dos números naturais. Revisamos dois resultados clássicos: os axiomas de Peano são independentes (Peano), mas não são completamente independentes (Henkin). A prova padrão de que os axiomas de Peano não são completamente independentes é algébrica, no sentido de que faz referência essencial a relações entre várias estruturas matemáticas que satisfazem (ou não) a esses axiomas. Apresentamos uma prova alternativa que classificamos como lógica, ou seja, não faz referências essenciais a relações entre estruturas matemáticas. Existem axiomas completamente independentes para a sequência dos números naturais (Wang), mas esses são baseados em conceitos primitivos diferentes daqueles originalmente adotados por Peano. Apresentamos novos axiomas completamente independentes, baseados nos mesmos conceitos primitivos que os originalmente adotados por Peano.

Trabalho em conjunto com Márcia R. Cerioli (IM-UFRJ), Hugo Nobrega (IM-UFRJ) e Guilherme Silveira.

SemEAr 2019

Dias 24 e 25/10

O SemEAr é um ciclo de palestras que todos os anos procurar apresentar um quadro amplo e diverso da pesquisa em Matemática tanto na UFF quanto em outros lugares.  O público alvo principal são  os alunos do segundo ano de mestrado e primeiro ano de doutorado em Matemática, mas todos com um gosto por boa Matemática são muito bem vindos! Todas as palestras serão no auditório da PG -- sala 407-H

Leia mais:Semear2019

Estabilidade da Homologia Persistente Sobre a Reta

Speaker: Washington Mio, Florida State University.

Date: 18 mar 2019, 16h.

Place: Room 407, Bloco H, Campus Gragoatá, UFF.

Abstract: Esta palestra será sobre conceitos básicos em homologia persistente sobre a reta real. Primeiro, discutiremos o teorema estrutural para módulos de persistência e seus diagramas de persistência e, em seguida, “interleaving distance” entre módulos de persistência e “bottleneck distance” entre diagramas de persistência. Enunciaremos entao o teorema de estabilidade, um resultado fundamental devido a vários autores, concluindo com uma discussao de questoes teóricas e praticas relacionadas a análise de dados funcionais e estruturais.