Exibição da série "Dimensions"

Date: 09 jul 2021, 18h (subject to change according to the participants' disponibilities)

Organizer: Adriana da Luz (UFF)

Abstract: A atividade consistirá em 5 encontros em Julho cada um com cerca de 50 minutos. Em cada encontro assistiremos a dois vídeos de 15 minutos com espaço entre eles para discussão. Para se inscrever envie um e-mail a O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com assunto "Dimensions". Informações sobre a série no site: http://www.dimensions-math.org/Dim_PT.htm.

Colóquio do IME: Como me tornei uma matemática

Date: 04 jun 2021, 18h.

Place: via Zoom (Meeting ID: 865 1964 6316; Passcode: 952383).

Speakers: María Amélia Salazar (UFF) e Taísa Lopes Martins (UFF).

Abstract: As professoras e pesquisadoras do IME-UFF, María Amélia Salazar e Taísa Lopes Martins vão contar para gente um pouco de suas trajetórias, as dificuldades e as vitórias, falar da sua relação com a matemática, suas escolhas acadêmicas (orientador, tema de pesquisa...) e trocar ideias com todo mundo, respondendo perguntas. O clima é informal, condizente com uma sexta-feira 18h! Todas e todos são muito bem vindos.

ColoquiodoIME

Mathematical-Physics day

Date: 27 nov 2019, 10h.

Place:  IME Auditorium, 1st Floor, Building G, Campus Gragoatá, UFF.

Speakers:

• Ákos Nagy (Duke University)
  • Antônio Duarte (UFF)
  • Daniel Fadel (Unicamp)
  • Luis Oxman (UFF)
  • Rodrigo Sobreiro (UFF)

More Details: See the event website.

Monopólos

Speaker: Gonçalo Oliveira, UFF.

Date: 20 sep 2019, 16h.

Place: Room 407, Bloco H, Campus Gragoatá, UFF.

Abstract: Monopólos são soluções de uma versão não linear das equações descrevendo um campo electromagnético. Explicarei as ideias por trás da minha construção de soluções para tais equações. Em grande parte, o meu método é inspirado pelo trabalho anterior do Clifford Taubes em 1980.

Sobre a (in)dependência dos axiomas de Peano para os números naturais

Speaker: Petrucio Viana, UFF.

Date: 12 jul 2019, 14h.

Place: Room 401, Bloco H, Campus Gragoatá, UFF.

Abstract: Investigamos duas noções de independência - independência (usual) e independência completa - aplicadas aos famosos axiomas de Peano para a sequência dos números naturais. Revisamos dois resultados clássicos: os axiomas de Peano são independentes (Peano), mas não são completamente independentes (Henkin). A prova padrão de que os axiomas de Peano não são completamente independentes é algébrica, no sentido de que faz referência essencial a relações entre várias estruturas matemáticas que satisfazem (ou não) a esses axiomas. Apresentamos uma prova alternativa que classificamos como lógica, ou seja, não faz referências essenciais a relações entre estruturas matemáticas. Existem axiomas completamente independentes para a sequência dos números naturais (Wang), mas esses são baseados em conceitos primitivos diferentes daqueles originalmente adotados por Peano. Apresentamos novos axiomas completamente independentes, baseados nos mesmos conceitos primitivos que os originalmente adotados por Peano.

Trabalho em conjunto com Márcia R. Cerioli (IM-UFRJ), Hugo Nobrega (IM-UFRJ) e Guilherme Silveira.

Estabilidade da Homologia Persistente Sobre a Reta

Speaker: Washington Mio, Florida State University.

Date: 18 mar 2019, 16h.

Place: Room 407, Bloco H, Campus Gragoatá, UFF.

Abstract: Esta palestra será sobre conceitos básicos em homologia persistente sobre a reta real. Primeiro, discutiremos o teorema estrutural para módulos de persistência e seus diagramas de persistência e, em seguida, “interleaving distance” entre módulos de persistência e “bottleneck distance” entre diagramas de persistência. Enunciaremos entao o teorema de estabilidade, um resultado fundamental devido a vários autores, concluindo com uma discussao de questoes teóricas e praticas relacionadas a análise de dados funcionais e estruturais.