Processo Seletivo 2016

Inscrições

Mestrado e Doutorado: de 21/09/2015 a 13/11/2015.

Programa de Verão: até dia 10/01/2016.

Edital

Confira o edital completo do processo de seleção de novos alunos para o Curso de Pós-Graduação em Matemática (Mestrado e Doutorado).

Documentos Necessários

O candidato ao Programa de Verão ou aos Cursos de Mestrado e Doutorado da Pós-Graduação deve se inscrever pelo formulário de inscrição online: Mestrado (com ou sem verão), Doutorado (com ou sem verão), ou Apenas Verão. Após completar o formulário, o candidato deve enviar os seguintes arquivos para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.:

 

1. Foto Pessoal (3x4 ou semelhante);
2. Históricos Escolares (em DOC ou PDF);
3. Currículo (em DOC ou PDF);
Por favor coloque no assunto da mensagem "[MEST] Seu_Nome_Completo", "[DOUT] Seu_Nome_Completo" ou "[VER] Seu_Nome_Completo", dependendo do programa ao qual se candidatou.

Enfim, o candidato deve pedir a dois recomendantes que enviem suas Cartas de Recomendação também para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Modelos para as Cartas de Recomendação estão disponíveis aqui: em português (DOCPDF), English (DOC; PDF), español (DOC; PDF).

Posteriormente, se aceitos, candidatos para o Programa de Mestrado ou Doutorado deverão providenciar cópia da identidade (ou passaporte), do CPF (a ser providenciado na chegada ao Brasil por candidatos estrangeiros) e do diploma de curso superior registrado, obtido em instituição reconhecida. Os candidatos aceitos graduados no exterior, deverão ter seu histórico escolar e cópia do diploma autenticados por autoridade consular brasileira no seu país de origem.

Processo de Admissão

Atenção: os candidatos ao mestrado podem realizar uma prova escrita, não obrigatória, cujas inscrições devem ser feitas no site da Prova Extramuros até dia 30 de Setembro de 2015. Com base nos documentos recebidos e no resultado desta prova (quando houver), a Comissão de Ensino e Pesquisa avaliará e classificará os candidatos dentro do número de vagas previsto. A critério da comissão de seleção, a inscrição ao Doutorado ou ao Mestrado poderá ser condicionada a um bom desempenho em disciplina(s) de nivelamento.

Observações:

1. Nivelamento: as atividades de nivelamento não contam crédito para o Mestrado ou Doutorado e constarão de disciplinas definidas pelo Colegiado e destinadas ao melhor aproveitamento posterior do curso.

2. Transferência: o candidato poderá solicitar inscrição por transferência de outro curso stricto sensu, credenciado pelos órgãos federais, podendo ter reconhecido, no máximo, um terço do número total de créditos exigidos pelo programa.

3. Inscrição Avulsa: é aceita inscrição avulsa no curso. Neste caso, a admissão do candidato dependerá de existência de vagas e de deliberação do Colegiado do Curso.

4. Os candidatos selecionados estarão cientes de que, ao final do curso, a dissertação ou a tese será disponibilizada nas páginas do Programa e da CAPES.

Orientação

Todo aluno devidamente matriculado terá um professor orientador designado pela coordenação do curso. Cabe ao orientador acompanhar o desempenho acadêmico do aluno bem como aprovar o seu programa de estudos no início de cada período. Para a elaboração de tese de doutorado ou  dissertação de mestrado, o aluno deverá ter um orientador de sua livre escolha entre os professores da pós-graduação, desde que haja concordância do mesmo.

Inscrição e trancamento de matrícula

O aluno matriculado no Curso deverá solicitar, nas épocas indicadas pela Coordenação, inscrição em disciplinas ou atividades, apresentando, na oportunidade, o respectivo plano semestral de estudos, devidamente aprovado pelo seu orientador.

O trancamento de matrícula poderá ser efetuado por 1(um) período letivo. O aluno terá sua matrícula cancelada quando:

1. esgotar o prazo máximo, fixado no respectivo currículo, para a conclusão do Curso;

2. for reprovado 2 (duas) vezes em um exame sobre mesmo conteúdo ou 3 (três) vezes em exames de conteúdos distintos.

3. não obtiver o rendimento mínimo, como determinado pelo Colegiado do Curso.